Descubra como acabar com a insônia em apenas 4 passos.
Para algumas pessoas pegarem no sono, não é tão fácil assim como contar carneirinhos.
Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia.
A insônia pode ser temporária, a longo prazo ou crônica. Mas, nunca é divertido passar por esse processo. Viver com insônia pode ser um grande perigo, pois a privação do sono a longo prazo pode acarretar problemas ainda maiores como doenças cardiovasculares, depressão, obesidade, fadiga, hipertensão e ansiedade.
Por que a insônia acontece?
Há muitos fatores que contribuem para o estado de insônia, em casos mais graves pode ser depressão, ansiedade e a apneia do sono. Quando acontece uma vez ou outra, ou até mesmo por um curto período, é necessário analisar o que pode estar tirando seu sono. Em alguns casos, pode estar relacionada a hábitos, como consumir alimentos estimulantes em até quatro horas antes de dormir e ficar exposto à luz artificial como Smartphone, Tv e Tablet. Recomenda-se desligar as telas pelo menos meia hora antes de descansar.
Independente de como isso aconteça, a ausência de um sono completo nos deixa exaustos, com dores no corpo e sem energia para vivermos o melhor do dia a dia. Ainda bem que há várias alternativas naturais que podem ajudar a garantir uma noite de sono com qualidade.
Como dormir melhor?
1 Manter uma rotina do sono.
Dormir e acordar sempre no mesmo horário reduz o tempo que você leva para dormir, criando um padrão onde você sempre sentirá sono no mesmo horário e acordará naturalmente no horário estipulado.
2 Luz solar pela manhã.
A luz solar promove uma produção saudável de melatonina, o hormônio responsável pelo seu sono. O sol além de ser um ótimo amigo para despertar pela manhã, também auxilia a dormir com mais facilidade a noite.
Isso acontece porque nosso corpo se guia através da luz solar para descobrir que horas são e determinar se o deixa energizado para o dia ou relaxado para a noite. Uma simples caminhada de dez minutos todas as manhãs pode realmente beneficiar alguém que sofre de insônia.
3 Consuma alimentos que melhoram a qualidade do sono.
A comida é o combustível do nosso corpo, por isso é tão importante ser consciente da sua alimentação. Muitos alimentos têm propriedades químicas que podem fazer você se sentir mais relaxado e sonolento, induzindo ao sono. Mas lembre-se, nunca consuma tão próximo à hora de dormir.
Considere adicionar queijo e amêndoas, pois são ricos em triptofano, um aminoácido que produz neurotransmissores de serotonina. Seu corpo precisa de níveis adequados de ácido graxo ômega 3 DHA, encontrado em peixes como atum, sardinha ou cavala.
4 Durma em um colchão que atenda às suas necessidades.
De acordo com estudos, passamos ⅓ da nossa vida dormindo. Contar com um colchão que beneficia a qualidade do seu sono, é investir em saúde. Pois é através do descanso que nosso cérebro recarrega as energias para completar todas as funções diárias com êxito.
Caso os sintomas persistam, não deixe de consultar o seu médico para entender mais a fundo a situação. Vocês podem conversar juntos sobre seus sintomas, que podem apontar a raiz do seu problema de insônia.